O Secretário Estadual de Organização, Rafael Sallet, o presidente da CTB do Paraná Zequinha e a Dra. Claudia Paola Aguilar, Secretaria Geral do Simepar participaram do 6° Encontro Nacional de Saúde do PCdoB (dia 28 e 29 de novembro) representando o Paraná.
Foram dois dias de rico debate com a mobilização das principais lideranças de saúde do partido onde foi pautado o aumento de recursos para o SUS, a ampliação do Controle social, e contra o sucateamento da saúde promovida por Bolsonaro.
Rafael Sallet em sua intervenção falou sobre a causa do autismo e da neurodiversidade e ressaltou a importância de travar a luta em defesa do SUS com uma frente ampla, conclamando todos os brasileiros a fazer uma trincheira inabalável pela saúde pública. Agradeceu ainda o esforço da deputada comunista Jandira Feghali que conseguiu a aprovação de psicólogos e assistentes sociais nas escolas, derrubando o veto de Bolsonaro.
Zequinha, que no Encontro, representou a CTB Nacional e contou um pouco de sua experiência como médico do SUS, colocando ainda a CTB a disposição para avançar na luta em defesa do SUS.
Na ocasião houve a exposição dos exemplos exitosos de gestão na saúde dos governos do Maranhão e Espírito Santo.
A frente de saúde é fundamental e espaço ímpar para construção de frente ampla e também como espaço mobilizador do povo.
Faremos em 2020 o Seminário Estadual de Saúde para que possamos avançar nesta frente e qualificar nossos pré candidatos no debate da saúde.
Seremos todos, a trincheira de defesa dessa grande conquista do povo brasileiro.
O controle social é uma das formas de colaborar coma eficiência do SUS, a participação nos conselhos Municipais também contribui para sabermos os entraves locais e as demandas. A organização nas unidades de Saúde também é uma forma de diagnosticar as lutas que mobilizam ?