A Organização de Base Vieira Netto, vem através de seu colegiado, seguindo exemplo de várias entidades de classe e movimentos sociais, manifestar seu veemente repúdio ao teor da sentença criminal proferida pela 1ª Vara Criminal de Curitiba no tocante a absurda vinculação de elementos do crime e dosimetria da pena com a “raça” (negra) do réu.
Esperamos o rigor na apuração nos âmbitos judicial e administrativo (em especial pelo Conselho Nacional de Justiça) para que haja reparação moral e condenatória, ante o grave erro cometido por um de seus membros, que, temos certeza, não representa o pensamento do Poder Judiciário do Paraná.
Importante dizer que a nota do Juízo (direito ao contraditório que esta OB esperou, por precaução) em nada rebateu ou justificou tecnicamente (“erro de digitação”, “corretor ortográfico”, etc.) o termo utilizado na sua decisão, perdendo assim a oportunidade de esclarecimento, o que só aumenta a indignação.
Por fim, solidarizamo-nos com o réu, que deve receber o tratamento e eventual penalização tão somente nos limites da legislação e jamais por critério subjetivo e racista, tema este tão caro a uma sociedade igualitária e fraterna!
Cristy Haddad Figueira – Presidente
André Melges Martins
André de Souza Vieira
Mayara Ceolin Borini
Daniel da Costa Gaspar
Renato Celso Moreira Filho
Arthur Bacellar Teodoro da Silva
Victor Rozatti