O projeto “Cantinho Feliz do Brasil Entre os Lados do Paraná”, de autoria do secretário de Serviços Urbanos e Pavimentação do município de Ubiratã, Marcos Retamero (na foto, à direta), foi o grande destaque durante a solenidade de entrega do Prêmio Gestor Público 2019, que aconteceu na terça-feira, 12 de novembro, na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba. O secretário Marcos Retamero, que é filiado ao PCdoB e atua como presidente do partido naquele município, afirmou na oportunidade que planejar o município é melhorar a vida das pessoas que fazem a diferença para comunidade.

Segundo Retamero, o município de Ubiratã é um dos engajados em atender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “O projeto que trabalhamos busca melhorar a vida do munícipe, dando-lhe uma nova visão sobre o local onde mora, resgatando nele aquele brilho no olhar que talvez não se fizesse presente por consequência de estar vivendo em um local onde os serviços públicos não lhe atenderiam adequadamente. Com nosso trabalho, a equipe vai aos bairros, anota as prioridades de cada local e nós, com o aval do prefeito, vamos realizar determinada ação”, declarou o secretário e presidente do PCdoB de Ubiratã.

O projeto premiado atende requisitos do ODS nos itens 1, 7, 10, 11, 16 e 17. Os bairros onde esse projeto mostrou que o serviço público pode melhorar a vida das pessoas são Esperança, São Joaquim e Recife. O prefeito do município, Haroldo Fernandes Duarte (na foto, à esquerda), que recebeu a premiação junto ao secretário, destaca que promover melhores condições de vida para as pessoas dessas regiões resulta na restauração da dignidade das famílias, possibilitando segurança, saúde e diminuindo o risco social.

Ao ser premiado, o projeto encabeçado por Marcos Retamero foi destacado por ofertar melhorias nos bairros por meio da gestão descentralizada, contemplando a reurbanização de favelas e bairros periféricos, almejando minimizar os impactos da desigualdade social, notabilizando-se nos quesitos de melhor urbanização, segurança e embelezamento. Retamero informa que são 1.975 pessoas residentes nos três aglomerados urbanos, classificados como de baixa renda, sendo em sua maioria mulheres e crianças (70%), 80% da raça negra ou parda. “Antes dessa ação os bairros não recebiam as ações com maior efetividade por parte da prefeitura. Agora nota-se que foi possível criar melhores condições de vida aos moradores”, enaltece o secretário Marcos, que ainda declarou ser muito gratificante a premiação no Prêmio Gestor Público 2019, uma das maiores outorgas do estado do Paraná.