Escolha uma Página

NOTA DE REPÚDIO

O Partido Comunista do Brasil e seus militantes do Paraná repudiam o tratamento preconceituoso da Policia Militar do Estado contra as manifestações artísticas e culturais, ato considerado um ataque à liberdade de expressão folclórica que aconteceu em Matinhos, litoral paranaense.
Nesta quarta-feira (22), a PM agiu contra as integrantes do Baque Mulher Matinhos, Grupo de Maracatu filiado ao Baque Mulher Recife, que foram surpreendidas com uma ação desproporcional da Polícia Militar tentando apreender instrumentos com a alegação de que elas estavam incomodando moradores. Três delas foram detidas, mas já liberadas.
Não é a primeira vez que a violência policial interrompe manifestações artísticas, principalmente dentro das periferias brasileiras – há uma histórica perseguição a manifestação cultural de origem negra e periférica, não diferente do que aconteceu ao samba, aos funks e ao rap.
Ademais, também merece repúdio a censura, a violência contra as mulheres (jovens), em sua maioria estudantes, o cerceamento da expressão cultural, e a apreensão de instrumentos.
É preciso que todos os fatos com relação ao ocorrido em Matinhos sejam apurados com rapidez e isonomia.
Esse episódio torna ainda mais evidente a inépcia do atual ocupante do Governo. Os militantes do PCdoB seguirão vigilantes e ativos no papel de fiscalizar e denunciar os desmandos e irregularidades deste governo.

Curitiba, 22 de janeiro de 2020.