A Direção Municipal do PCdoB de Londrina se reuniu na noite do dia 28 de Janeiro para deliberaro nome do pré-candidato a Prefeito pelo partido. Após debate da conjuntura política e das movimentações dos partidos convencionais da cidade, os comunistas decidiram que o publicitário Márcio Sanches disputará a majoritária nas eleições deste ano em Londrina.

A Direção Nacional do PCdoB no final de 2019, decidiu lançar candidatura própria nas 20 maiores cidades do Sul do país e a cidade de Londrina, a 2ª maior no Estado do Paraná, não poderia ficar de fora. Com o objetivo de se colocar como alternativa, à esquerda, da polarização política na cidade e consequentemente, demarcando um espaço na política local, na defesa da democracia, da geração de empregos, da valorização da cultura, de uma educação pública, gratuita e de qualidade, em defesa do SUS e de seu aperfeiçoamento, contra todos os retrocessos sociais e de direitos conquistados do povo brasileiro.

“Acredito na política como um instrumento de poder do povo e para o povo, qualquer coisa diferente disso não presta, é politicagem pura, para enriquecimento ilícito, desvios de verbas, buscando atender apenas ao seu próprio interesse ou de um grupo específico. Faço política desde minha adolescência, quando participei do movimento estudantil presidindo a ULES-
União Londrinense dos Estudantes e a UPES-União Paranaense dos Estudantes Secundaristas. Entendo que não existe saída individual para problemas coletivos, diferentemente de algumas figuras na cidade que se colocam como o salvador da cidade! O esforço precisa ser coletivo, do povo, da classe política, da sociedade civil organizada, movimentos sociais, sindicatos e entidades. É inadmissível que a segunda maior cidade do estado seja tratada da forma como tem sido, uma cidade e o povo completamente abandonados. Nossa disposição é fazer uma Londrina moderna, assumindo seu papel no desenvolvimento regional, que cuida do seu povo, uma Londrina da gente, do povo e para o povo!”, declara o pré-candidato comunista à prefeitura de Londrina, Márcio Sanches.

Para o Presidente do Partido, Marcelo Seabra, “O PCdoB tem feito algumas movimentações estratégicas para fortalecer uma frente popular capaz de enfrentar o conservadorismo de
uma direita reacionária, que em nada contribuiu na história do país ao lado do povo. Em Londrina não é diferente. Estamos conversando com partidos que defendam a democracia e que queiram uma cidade mais sensível aos problemas sociais que o povo enfrenta no dia a dia, como desemprego, falta de segurança e de um atendimento menos burocrático e mais humanizado na Saúde”.

Marcio Sanches tem 47 anos, pai do Francisco de 7 anos, é publicitário, sociólogo, professor e empreendedor. Formado em Marketing e Propaganda pela UNOPAR e em Ciências Sociais pelaUEL, universidade onde se especializou em Comunicação Popular e Comunitária. Se especializou também em Ensino Religioso pela ALFAMÉRICA.

Márcio, em 1992/1993, foi presidente da ULES – União Londrinense dos Estudantes Secundaristas, liderando o movimento em Londrina do “Fora Collor”, a retomada da sede histórica da entidade e a conquista da Meia-Entrada. Dois anos depois, presidiu a UPES – União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (1994/1995).

Historicamente envolvido com as lutas em defesa da educação, da juventude, da cultura, dos direitos humanos, dos movimentos populares e sindicais, filiou-se ao PCdoB em 1992. Desde então foi dirigente estadual do partido e membro do Conselho Político Estadual, presidiu o partido em Londrina e concomitantemente vem se especializando academicamente e
desenvolvendo atividade profissional.

Londrina, 28 de Janeiro de 2020.