Escolha uma Página

Nos seus 98 anos de existência, o PCdoB sempre se pautou por concepções e princípios éticos condizentes com o que fundamenta o comportamento da maioria dos/as trabalhadores/as brasileiros. Dessa forma, repudia qualquer ato que possa afrontar a dignidade humana.

Para tanto o PCdoB do Paraná, reafirma diariamente a luta das mulheres por igualdade, liberdade e pelo fim da violência. Entendemos que sem feminismo não há socialismo! Nossa luta cotidiana é para pôr fim a sociedade que oprime e explora, lutamos por uma sociedade justa e igualitária entre homens e mulheres.

Estamos no carnaval, momento de alegria, de descontração mas também de expressar nossa indignação contra qualquer tipo de violência contra as mulheres e meninas, qualquer ato que venha transpor barreiras do Não é Não, serão repudiadas e poderão ser apuradas pelo partido.

Acreditamos que nossa luta diária de combate ao machismo perpassa por incentivar as mulheres, que sofrem violências, a sentirem-se seguras para realizar, com todo o amparo legal, a denúncia fazendo valer a legislação de proteção e enfrentamento a violência contra as mulheres.

Cotidianamente, acompanhamos situação de assédio em nossa sociedade capitalista, racista  e patriarcal e para nós e contexto é grave e não pode ser tratado de forma leviana ou seletiva.  Ações como fofocas ou distorções de fatos ou linchamento público, nem de longe resolvem um problema que é sistêmico, além de ser uma afronta ao estado democrático de direito. Neste sentido, qualquer acusação que possa afrontar a vida de meninas e mulheres deverão ser e serão frutos de averiguação, devidamente relatadas e encaminhadas de forma justa.

Estamos vivendo um momento grave em nossa sociedade onde o representante do maior cargo do país faz insinuações sexuais, contra a jornalista Patricia Campos, praticando a misoginia,  uma violência chula e covarde que ataca todas as mulheres brasileiras. Ainda no país o feminicídio aumenta a cada dia, apresentando dados alarmantes. Todos os dias meninas e mulheres, em particular as negras, sofrem todo tipo de violência como: assédio sexual, agressões, torturas físicas e psicológicas, exploração sexual, estupro – ameaças permanentes à vida destas. Todo tipo de violência deve ser combatido de forma exemplar! 

Loreta Valadares nos deixou uma lição: “Do ponto de vista marxista o feminismo emancipacionista, visa a tão somente puxar o fio da radicalidade até o patamar da transformação da sociedade e continuar puxando até o processo de construção de uma nova, em todas as suas etapas, enquanto persistir a força estrutural/cultural[ou dominação-exploração]da opressão de gênero.” Acreditamos, nesse feminismo que se opõe concretamente contra qualquer dominação e exploração de um gênero sobre outro gênero e portanto ações concretas contra o machismo devem ser feitas combatendo-o em todos os terrenos, dentro e fora do Partido.

Temos nossa trajetória fincada na luta pela libertação das mulheres e de toda sociedade, e por isso nos responsabilizamos em construir a luta de forma coletiva, feminista e socialista.

Elton Barz – Presidente do PCdoB/PR

Elza Maria Campos – Secretaria Estadual de Mulheres do PCdoB/Paraná