Escolha uma Página


As mulheres são protagonistas na afirmação de um projeto nacional de desenvolvimento para o nosso País. Sua participação nas esferas de poder e a ampliação de seus espaços na vida política, econômica e social, são garantias
da construção de uma sociedade justa, fraterna e igualitária. O PCdoB, ao longo de toda a sua trajetória, sempre esteve na vanguarda da luta pela emancipação e pelo aumento da participação feminina na política.

O Dia Internacional da Mulher neste 8 de março de 2020 transcorre em uma conjuntura de retrocessos que remontam à origem dessa celebração. A luta pelos direitos e emancipação das mulheres se eleva diante da realidade imposta desde o início da presente crise do capitalismo. Ao jogar o seu ônus nos ombros da classe trabalhadora, o sistema faz as mulheres sofrerem o maior impacto.

Em Curitiba, o mote da luta pela melhores foi ” Mulheres da Favela exigem Paz”, enfatizando as desigualdades de renda da capital paranaense. A marcha foi divida em 4 atos, falando da violência estatal, volência doméstica, perda de direitos e e ataque a democracia. O ato percorreu a favela do Parolim, Vila Torres e Capanena e enfatixou a presenseça de favelas na capital.