Escolha uma Página

O Partido Comunista do Brasil – Regional Curitiba vem por meio de nota pública noticiar que apresentou, neste dia 26 de Março, com uma Notícia Crime perante a Delegacia de Crimes contra a Saúde (DECRISA) contra os organizadores da auto-intitulada “Carreata Curitiba #VoltaBrasil”.
Entendemos que a manifestação além de provocar aglomerações, incentiva ao cidadão a romper o isolamento social e desrespeitar as determinações das autoridades sanitárias a nível federal, estadual e municipal que recomendam que nesse momento as pessoas fiquem em suas casas para que o contágio do novo coronavirus não avance em território nacional.

É importante ressaltar o ato perpetrado pelos organizadores é crime de acordo com o art. 268 do Código Penal que, infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa, com pena e detenção, de um mês a um ano, e multa.

Entendemos também que no momento não há qualquer evidência científica que contrarie nesse momento as recomendações da Organização Mundial da Saúde e as determinações de mais 100 países que adoraram a quarentena e o isolamento como armas de enfrentamento ao covid-19. De acordo com a pesquisa “Como respiram os Brasileiros, 2015” realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística em parceria com o Ministério da Saúde, 44% dos brasileiros possuem algum tipo de doença respiratória e 22% das internações por problemas crônicos são de origem respiratória, situações consideradas de maior risco para infecção do covid-19.
As pessoas que foram nesta carreata incentivadas por grupos de apoio ao presidente da República, Jair Bolsonaro, acreditam que nesse momento de grave crise sanitária e econômica as medidas de fechamento do comércio entre outras medidas de prevenção estariam prejudicando a economia do país, em detrimento de uma pandemia que acometeria apenas pessoas na chamada faixa de risco: pessoas maiores de 65 anos ou com comorbidades crônicas. Nada mais equivocado. Induzidas ao erro pelo presidente que, de acordo com reportagem da Folha de SP publicada nesta sexta-feira, não tem evidências técnicas que o isolamento apenas de pessoas que estão na faixa de risco evitaria a propagação do contágio no país. Sobra convicções, falta evidência.

Acreditamos que nesse momento a vida das pessoas não pode ser colocada em risco por grupos políticos extremistas e oportunistas, que ao invés de incentivarem a população a ser proteger ficando em casa, usa do sincero e justo receio do povo de perderem seus empregos durante a crise sanitária. Entendemos que a luta contra o coronavirus e a preocupação com a economia não são temas que se opõe, pelo contrário, se completam. Para que os sistemas públicos e privados de saúde consigam atender a todas as pessoas infectadas é necessário que todos cumpram as determinações em relação a quarentena e o isolamento, mas também, é necessário que o estado garante os empregos, a renda e o funcionamento das empresas durante esse período.

O Brasil corre sério perigo com a crise do covid-19, ainda nesta sexta-feira pesquisadores da Universidade de Oxford prevêem que mais de 400 mil pessoas podem morrer vítimas do coronavirus. Nesse momento, antes a mesquinhez de grupos políticos que induzem as pessoas ao erro, destacasse aqui a liderança de um funcionário da Assembleia Legislativa do Paraná que deveria ser o primeiro a cumprir a lei, o país precisa de união entre todos os democratas para que vençamos está crise protegendo a vida e os empregos do povo brasileiro.

Curitiba, 27 de março de 2020.