Escolha uma Página

No exato momento em que crescem as contaminações e as mortes decorrentes do Covid-19, e as autoridades redobram os cuidados para que a curva de contaminação da pandemia não provoque o colapso do sistema de saúde, observamos a pressão para que os munícipios encerrem a política do isolamento social. Assistimos indignados a uma perigosa mobilização de grupos irresponsáveis, com o objetivo de confrontar as corretas medidas de isolamento social preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Atiçados pelas posturas criminosas do presidente Jair Bolsonaro, setores das elites realizaram, nas ruas das principais cidades do Paraná, uma minúscula e luxuosa carreata para exigir a reabertura de estabelecimentos comerciais, atos de pressão como buzinaços na frente da residência de prefeitos e outras autoridades municipais, ação de Associações Comerciais para que, sem fundamento científico, ocorra a flexibilização das regras que regulamentam o funcionamento do comércio.

Especialistas apontam que o caminho mais curto para a volta à normalidade das atividades comerciais é seguir à risca as recomendações da OMS. Precisamos persistir neste caminho. Falsas são as polarizações entre a economia e a saúde, e não podemos dar sinais truncados que levem a população no sentido de uma flexibilização do caminho apontado pelos especialistas da área, universidades e órgão multilaterais especialistas em políticas públicas para a área da saúde.

O PCdoB tem acompanhado com rigor as exigências do momento e tem feito propostas de novas ações, contribuindo para o aprimoramento de algumas das medidas já implantadas. Nossos gestores, militantes e parlamentarestêm se somado no esforço do atendimento às necessidades da população. Assim, continuaremos acreditando na ciência e nos profissionais da área da saúde.

Diante de tais pontos, o PCdoB do Paraná vai tomar todas as ações possíveis para evitar que a defesa da saúde da população seja minimizada ou sabotada. Nós, que lutamos muito para a consolidação da democracia no Brasil e defendemos o arcabouço que permitiu a construção do Sistema Único de Saúde, vamos estar presentes na luta incondicional pelo bom, pelo justo e pelo melhor para o povo do Paraná e do Brasil. Bolsonaro e demais governantes devem seguir o ensinamento de outras nações e adotar medidas vigorosas para proteger a saúde, a vida dos mais pobres e os setores da economia nacional afetados pela pandemia. Fugir desta responsabilidade só agravará a crise econômica e retardará a recuperação do país. Por isso, o PCdoB conclama a população do Paraná a permanecer em isolamento social e reforçar as iniciativas de solidariedade, como a recente campanha Doe Esperança, lançada por entidades sindicais, culturais e sociais. 

Vidas não se recuperam. A economia, sim.

#Fique em Casa 

#Em defesa do SUS

#Fora Bolsonaro

 

Direção Estadual do PCdoB do Paraná