O Partido Comunista do Brasil – Paraná, PCdoB, vêm a público denunciar e exigir providências do governo do Paraná, do Ministério Público do Paraná e Justiça, no sentido de apurar e punir os responsáveis direta e indiretamente pela utilização de material didático da Secretaria de Educação e do Esporte do Estado do Paraná, com clara finalidade partidária. “Escola Não Tem Partido”. Em atividade da referida Secretaria, que deveria ser de caráter pedagógico, intitulada “Aula Paraná”, no conteúdo “República Velha”, foi apresentada uma charge onde duas figuras humanas de terno, seriam representantes das “velhas oligarquias” brasileiras. Uma dessas figuras, de terno vermelho, tinha em seu paletó, um broche do “PT”. Tentando vincular o Partido dos Trabalhadores às políticas das oligarquias que “reinaram” nesse País de 1894 a 1930.

Lembrando que o PT só passou a existir 50 anos depois. Portanto, a bem da verdade, não poderia sob hipótese nenhuma ser utilizado como exemplo. Tal afirmação do material pseudo-pedagógico não encontra respaldo na história. Esse material é literalmente uma “mentira histórica”. É estarrecedor que possua a assinatura de uma secretaria de Educação, de um dos estados mais importantes da Federação, e com o claro objetivo político-partidário. Não podemos admitir que partidos políticos, através de seus representantes, utilizem recursos do orçamento do Estado e de manipulações grosseiras, para deseducar nossos jovens. Senão, qual o seria no sentido da Educação? Segundo nossa Constituição, Art. 206, o ensino será ministrado com base nos princípios da liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber, bem como respeitando o pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas.

Tal ação da Secretaria de Educação precisa ser denunciada e seus responsáveis punidos. Nossa solidariedade ao Partido dos Trabalhadores, vítima de uma “mentira histórica”. A bem da verdade e da Educação, é preciso que este material seja refeito e que os alunos das escolas públicas do Paraná tenham o direito de rever novamente este conteúdo, e agora respeitando a verdade, a história, os fatos.