Escolha uma Página

Os presidentes municipais do PT, PCdoB e do PSOL, reuniram-se na segunda-feira, 25 de maio, e decidiram ter encontros periódicos para discutir e promover ações conjuntas para fortalecer e contribuir com a luta dos trabalhadores e movimentos sociais. Neste grave momento que o país atravessa sinalizam a necessidade da unidade.

Os três partidos de esquerda debateram o avanço da pandemia no Brasil, que já conta com quase 24 mil mortos, e a forma desastrosa com que o governo federal e, no nosso caso, o governo estadual e a prefeitura de Curitiba enfrentam a crise.

A pandemia deixou nítida a importância de termos serviços públicos, como os de
saúde por exemplo, para poder atender a contento toda a população, se estes não estivessem sendo destruídos seguramente teríamos melhores condições de enfrentar essa situação. Mas, como já vimos, o governo Bolsonaro vai exatamente no sentido contrário, sucateando os serviços públicos e atacando os direitos sociais, minimizando a gravidade da pandemia e inclusive incentivando a população a se expor, sem quaisquer cuidados, ao coronavírus.

Em Curitiba, vemos o prefeito Rafael Greca mostrar um grande descaso para com os riscos que ameaçam a saúda da população. Primeiro coma destinação de recursos públicos para os empresários do transporte, agora com Ônibus lotados e sem seguir as normas elementares de proteção aos usuários. Nesta semana, por decisão da prefeitura, os shopping centers foram reabertos, expondo ainda mais trabalhadores e a população a situações de aglomeração.

O PT, o PSOL e o PCdoB consideram que cabe à esquerda denunciar essas políticas que não colocam em primeiro lugar a defesa da vida e cobrar providências, apresentar propostas concretas e levar esse debate, onde e como for possível, ao povo de Curitiba.

Vivemos um momento extremamente difícil na conjuntura política nacional do nosso país, onde as conquistas sociais e a própria democracia estão sendo ameaçadas cotidianamente pelo governo autoritário do presidente Jair Bolsonaro.

Em Curitiba, uniremos esforços para que todos os movimentos sociais lutem unidos em defesa dos direitos dos trabalhadores e pelo impeachment de Bolsonaro. Apoiaremos com todas as nossas forças a proposta de Impeachment popular, importante iniciativa nacional de partidos de esquerda, movimentos sociais, intelectuais e personalidades.

Com esse propósito, esses três partidos de esquerda deverão manter uma agenda de encontros enquanto durar a pandemia ou enquanto for necessário, para traçar iniciativas políticas comuns de luta em nossa cidade.