O Partido Comunista do Brasil de Curitiba (PCdoB -Curitiba) manifesta seu total apoio e solidariedade para a vereadora negra Carol Dartora (PT), vítima de ataques racistas e ameaças de morte. No domingo, 6 de dezembro, Carol Dartora (PT), recebeu um email com texto semelhante a ameaças a outras vereadoras do campo progressista  de diferentes cidades do Brasil. Carol é a primeira vereadora negra de nossa cidade, doutoranda em história, feminista e comprometida com as causas dos direitos humanos, e vem sendo fortemente atacada desde o dia da sua eleição.

O racismo sofrido pela vereadora é um sinal perigoso em um país fortemene marcado pelo genocídio da população negra e periférica. Também cabe mencionar que um dia antes desse terrível ataque, o prefeito Rafael Greca (DEM), negou a existência do racismo estrutural em Curitiba, fala que aconteceu em uma entrevista à jornalista Andréia Sadi, no programa “Em Foco”, da GloboNews.  Neste ano, também em Curitiba, ocorreu o caso da juíza Inês Marchalek Zarpelon, da 1ª Vara Criminal de Curitiba, que associou a cor da pele do réu à criminalidade. O caso foi arquivado.  Inúmeras são as violências raciais cometidas diariamente; infelizmente quase não notificadas.  Registramos ainda que amanhã completam-se mil dias da morte da vereadora caroca Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, episódio até carente de esclarecimento pleno.

O PCdoB-Curitiba está comprometido a lutar contra o racismo estrutural, promover a igualdade racial e de gênero. Cobramos da justiça a encaminhamento da denúncia feita por Carol e também disponibilizamos todo nosso corpo jurídico e nosso apoio. Lutamos por políticas públicas  compensatórias e pela igualdade. Reconhecemos em Carol Dartora uma liderança que trará avanços na luta contra o facismo e o ódio. Juntos estamos na construção de uma cidade mais igualitária.

Curitiba, 7 de dezembro de 2020.

Comitê Municipal do PCdoB-Curitiba