Nesta quinta-feira, às 19h, o PCdoB do Paraná inicia seu ciclo de seminários rumo ao centenário do partido: “Rebeliões Populares e outras Mobilizações nas terras das Araucárias”. Nosso primeiro tema será “O PCdoB e seu centenário”, o qual será abordado por Luiz Manfredini, jornalista, escritor, colunista do portal Vermelho e membro do Comitê Estadual do PCdoB Paraná.

O ciclo de seminários tem por finalidade apresentar informações históricas e debater uma série de mobilizações e processos de rebeliões ocorridas no Paraná ou feitas no espaço territorial que depois se transformou na Província ou Estado do Paraná. No censo comum, tem-se a ideia do Paraná Branco, Europeu e desprovido de contradições e lutas. Os seminários vêm para mostrar que essa imagem está completamente errada.

Outro objetivo, e este central, é o de mostrar a história dos comunistas e do PCdoB no Paraná mostrando suas lutas e sua organização no Estado.
Nosso quase centenário partido quer mostrar a folha de serviços a democracia e a justiça social no nosso Estado. No Paraná nasceu a Coluna Prestes, houve a organização dos sindicatos dos trabalhadores rurais, de movimentos pelo restabelecimento da democracia, e houve, também, mobilizações populares como as Diretas Já ou, ainda, mobilizações como “O Petróleo é Nosso”.

O PCdoB deixou sua marca indelével nesta caminhada. É um partido necessário para a democracia brasileira e do Estado do Paraná. A existência livre e autônoma do PCdoB é um dos parâmetros importantes para avaliarmos a condição da nossa democracia. Vamos ao debate e ao conhecimento tão negligenciado nestes tempos de negacionismo.

Viva a Luta dos Paranaenses e das Paranaenses!
Viva o PCdoB!