O Partido Comunista do Brasil, Diretório Estadual do Paraná, vem lastimar o falecimento de seu ex-presidente Fabio Campana, ocorrido hoje, em Curitiba, sendo ele mais uma vítima do Covid-19 que assola o mundo e, principalmente, nosso país.

Fabio nasceu em Foz do Iguaçu, cidade em que ele e mais alguns de seus familiares ajudaram a fortalecer o nosso partido. Em 1960, foi para Curitiba e participou ativamente da vida política da capital e do Estado do Paraná nos piores em tempo da ditadura militar. Foi preso político em 1960 e 1970 e, sob sua presidência, o PCdoB do Paraná se organizou para enfrentar os tempos difíceis da ditadura, bem como criou bases para as lutas que levaram ao posterior reconhecimento do partido e sua atuação dentro da normalidade democrática. Distanciou-se do partido em 1998, mesmo se mantendo próximo a muitos militantes do PCdoB. Sempre foi disposto a uma conversa franca e a debater os caminhos e descaminhos do nosso Estado.

Foi secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba e do Governo do estado do Paraná. Jornalista ímpar, cronista sagaz da política das terras das araucárias. Passou pelos mais diversos jornais do Estado. Foi editor, poeta e escritor.

Despede-se com ele um jeito todo especial de ver, interpretar e apontar as saídas para este Estado que tanto amou.

Estendemos nosso pesar e solidariedade à família, especialmente à Denise de Camargo e seus filhos.

Dia triste para o Paraná.

Partido Comunista do Brasil

Diretório Estadual do Paraná