O Partido Comunista do Brasil vem a público se solidarizar a Mirielle Costa e sua família diante das ocorrências envolvendo a mesma e seu ex-esposo, o vereador de Ponta Grossa Izaias Salustiano (PSB). Os relatos publicizados nas mídias sociais revelam uma série de fatos agressivos e de violência extremamente preocupantes que precisam ser amplamente repudiados.

Toda e qualquer violência física e psicológica contra a mulher deve, sim, ser repudiada. Quando se fala em agressão, não devemos pensar apenas em socos, tapas e chutes. A agressão também se faz com palavras, atitudes e manipulações que ferem a dignidade. Estar presa em um relacionamento abusivo é também não ter real dimensão da gravidade da situação. Sempre é importante destacar: a lei Maria da Penha enquadra a tortura psicológica e todas as outras relacionados a este caso como violência doméstica. Cabe ressaltar que este tipo de agressão, praticada por maridos/companheiros ou ex-maridos/ex-companheiros contra as mulheres em seus próprios lares ou locais públicos tem surgido com indesejada frequência, e o Partido Comunista do Brasil, em sua missão de proteção aos direitos fundamentais garantidos pela Constituição Federal de 1988 e como defensor do processo de emancipação das mulheres, não pode se calar, nem compactuar com nenhum tipo de violência, ainda mais com uma mulher. Por esse motivo, repudia e rechaça todo tipo de violência contra as mulheres.

Da mesma forma cobramos do Legislativo Municipal de Ponta Grossa uma ação rápida e exemplar dentro das normas e do código de conduta de um representante do povo. A Câmara Municipal de Ponta Grossa não pode achar que tudo está bem ou “normalizar” o fato através da inação ou mesmo da postergação das medidas necessárias.

A Câmara Municipal de Ponta Grossa, este ano, já deixou para trás, sem tomar as ações necessárias, casos de deslizes de conduta de outros vereadores e entendemos que a falta de ação em casos de violência e ou outros atos nocivos a democracia, a uma cultura da paz e o mal uso do erário público precisam ser enfrentadas com  ações claras, transparentes e respeitando toda a legislação em vigor.

Pelo fim da violência contra as mulheres e por uma Câmara Municipal que bem represente nosso povo!

21 de julho de 2021.

Diretório Municipal do Partido Comunista do Brasil de Ponta Grossa