No dia Internacional da democracia, 15 de setembro o PCdoB de Curitiba reafirma com vigor sua necessidade como alicerce no qual se ergue e se dinamiza o processo de luta pela vida, pelas liberdades, pelos direitos e pelo desenvolvimento soberano do país.
Vivemos momentos tenebrosos de ataques frontais à democracia, a vida do nosso povo e de nossa nação.
Mas, nosso partido, o mais longevo do Brasil, tem se colocado em seus quase 100 anos de história como instrumento da defesa intransigente da democracia e da transformação da sociedade.
No parlamento brasileiro tem sido força fundamental na luta democrática e na responsabilização dos crimes de Bolsonaro. O PCdoB é uma força estratégica e necessária para o Brasil.
No período mais recente da redemocratização do país cerramos fileiras com partidos de outras legendas, movimentos sociais, atuamos no parlamento lutando por um novo projeto de desenvolvimento nacional para o país.
Nesse momento, é necessário a unidade de amplos setores da sociedade brasileira para o fortalecimento da frente ampla para impedir o avanço da marcha insensata que pretende, mais uma vez, sufocar e eliminar as liberdades, frente em defesa da vida, de vacinas, do emprego, e pelo fim do governo da morte de Bolsonaro. A democracia é necessária para a participação politica das mulheres, da juventude, da população negra, indígena e LGBT.
Estamos em processo de realização de nosso 15º Congresso Nacional e no projeto de resolução política em debate reafirma: “mais uma vez, o Brasil e seu povo vencerão, a democracia será fortalecida, os direitos dos trabalhadores e do povo serão crescentes. O PCdoB estará sempre nas primeiras fileiras desse combate, ao lado de todas as forças avançadas, para fazer do país uma grande nação, respeitada e querida pelo povo e em todo o mundo”.
O PCdoB de Curitiba com sua direção recém eleita, se soma a todas e todos que querem salvar o Brasil. A democracia brasileira precisa do PCdoB, e o PCdoB precisa dos (as) camaradas, dos democratas (as) para a construção de uma Curitiba e de um país solidário e mais fraterno.