Escolha uma Página

No último sábado (18/09), reuniram-se integrantes do Fórum Sobre a Emancipação da Mulher do PCdoB/PR, que contou com a presença dos (as) camaradas: Elton Barz, Alzimara Bacelar, Isabela Gobbo, Silvia Tafarello, Larissa Souza, Rafael Sallet, Maria Saad (Mazé), Matsuko Barbosa, Diego Carvalho, Elza Campos e Raissa Melo.
A reunião em clima de unidade aprovou a continuidade dos cursos de formação para as mulheres sugerido pela Secretaria Nacional de Mulheres do PCdoB, visando debater a política emancipacionista e popular, enfrentar a sub representação das mulheres nos espaços de poder e ampliar a participação das mulheres nas instâncias de direção, incluindo as novas filiadas ao PCdoB. Os temas aprovados para o curso, foram: 1) Estratégias para difusão do feminismo emancipacionista e popular, 2) Mulher e Trabalho e o Projeto Nacional de Desenvolvimento, 3) Enfrentamento à violência de gênero 4) Políticas Públicas de gênero – uma plataforma para o Estado do Paraná. Todos os temas farão a relação com a questão de raça, etnia e orientação sexual. Aprovou-se ainda ao final do curso a constituição de grupo de estudos sobre o tema do feminismo e marxismo.
Foi ainda aprovada a realização de uma campanha para o debate das candidaturas femininas com protagonismo das mulheres do PCdoB-PR, destacadamente às candidatas para as próximas eleições, com convite para as deputadas federais Jandira Feghali e Alice Portugal e para a Secretaria Nacional da Mulher Vanessa Grazziotin.
A participação das mulheres nas instâncias partidárias tem sido uma preocupação da direção partidária que tem demonstrado concretamente a eleição de mulheres para esses espaços diretivos. Uma das orientações é a de que os municípios com mais de cem mil habitantes tenha Secretaria de Mulheres na direção, avançando para todos os municípios onde o partido está organizado, bem como Secretaria de Formação, Juventude e Comunicação.
Foi a realizar um evento com lançamento do debate para impulsionar as candidaturas de mulheres, logo após o término dos cursos.
A reunião, orientou a ampliação dos debates e dos eventos visando realizar a discussão para unificação da União Brasileira de Mulheres UBM com a Confederação de Mulheres do Brasil – CMB, tema que estará sendo debatido no 11º Congresso Nacional da UBM em dezembro próximo e que o Paraná tem papel relevante nesse processo.