Escolha uma Página

 

Dois grandes fatores movimentaram o Oeste do paraná nos últimos dias, diretamente de Foz do Iguaçu, duas grandes novidades. A primeira é a recomposição do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Foz do Iguaçu, onde Mãe Edna de Baru, militante e quadro do PCdoB, que também compõe a União de Negros e Negras pela Igualdade e a União Brasileira de Mulheres, foi conduzia a presidência e terá a missão de conduzir os próximos passos deste conselho tão importante.

Ednamar Costa de Almeida conhecida como Mãe Edna de Baru é, desde os anos 1990, referência da expressividade negra na cidade de Foz do Iguaçu e na Tríplice Fronteira. Ialorixá no Candomblé e Mãe de Santo na Umbanda se apresenta como ícone social na representatividade da cultura religiosa de matriz africana no oeste do Paraná. Atuou ainda em organizações da sociedade civil como conselho de saúde, conselho da mulher e conselho de cultura, foi uma das vozes da perspectiva da cultura de terreiro, agindo na permanência e promoção da etnia afrodescendente por meio de ações políticas, culturais, educacionais e religiosas.

Em 1982, já sendo mãe de santo de Umbanda, iniciou-se na religião do Candomblé na cidade de Niterói, no bairro da Engenhoca, por intermédio de Pai Balé Tosilegun Nla Orisa e Mãe Valmicia Zumba Miredã.

Então em 1994 iniciou sua comunidade religiosa e sociocultural que viria a receber o nome de ILE ALAKETU IJOBA BAYO ASE BARU OROGBOLAPE (Ile Baru) na cidade de Foz do Iguaçu, primeiramente no bairro Vila Portes, tendo se mudado para o Jardim Petrópolis no final do mesmo ano, e finalmente no ano de 1999 estabeleceu o terreiro na Rua Dracena, 348, no bairro Jardim Canadá, atual sede da comunidade.

“Universidade e luta para os próximos tempos!”

O segundo fato que aqui não pode deixar de se registrar é a reunião da Organização de Base – OB do PCdoB na Universidade Federal da Integração Latino Americana – UNILA. Foi a primeira deste de 2017, ano que a OB teve suma importância nas lutas da comunidade acadêmica da cidade, participando e debatendo diversas demandas.

No último sábado membros e membras desta OB voltaram a se reunir e debater os rumos e plano de trabalho. Com foco das lutas atuais, relembraram antigas lutas e propuseram um calendário de atividades que perpassa por estar presente e atuante nas agendas e eventos da comunidade acadêmica que hoje retorna aos campos da UNILA. Participarão também do debate para a construção do Plano Nacional de Desenvolvimento, voltando nosso olhar a nosso estado e nosso País, sem deixar de fora a Latino América e o Caribe.

Por fim Luis Eduardo Benitez, Otavio Costa e Andréia Menezes foram escolhidos para secretariar os trabalhos da OB Unila. Juntos e dialogando com a militância comunista e com a comunidade universitária, seguirão construindo as lutas e bandeiras desta organização de Base.