Escolha uma Página

Neste fim de semana, em Curitiba, o PCdoB do Paraná realizou o seu primeiro Encontro Estadual de Partido e reuniu sua Direção Estadual para analisar a conjuntura nacional e estadual, dialogar sobre as tarefas partidárias e dar a largada no processo de Conferências Municipais e Estaduais.

No Encontro, tivemos a presença do Dirigente Nacional Adalberto Frasson, que destacou a necessidade de defesa da democracia e defesa do governo Lula para conseguirmos dar um passo a mais em direção do nosso objetivo, que é construir o socialismo no Brasil. Elton Barz, nosso presidente estadual do PCdoB do Paraná, pontuou os desafios que temos para fazer o nosso partido crescer no estado, congregando e fortalecendo nossa atuação para que nosso processo de Conferências consiga revigorar o partido.

No encontro, tivemos a presença de dirigentes de 12 municípios do estado, debatendo e consolidando a necessidade da atuação do PCdoB nas bases, na luta do dia a dia das pessoas. Ademais, ficou evidente pelas falas a importância da formação para que nossos militantes qualifiquem sua ação cotidiana. Tivemos na atividade falas das secretarias de organização, formação, finanças, juventude, mulheres, sindical e cultura, demonstrando toda a complexidade e dinamismo do PCdoB, ressaltando que precisamos avançar no diálogo interno e também com a sociedade.

Na reunião da Direção Estadual, aprovamos a resolução nº 01/2023 do PCdoB do Paraná, que convoca o processo de Conferências Municipais e Estadual do partido, processo de grande importância para reestruturar as nossas direções. As Conferências Municipais poderão ser realizadas de 15 de agosto a 15 de outubro, devendo ser convocadas 30 dias antes a partir de editais amplamente divulgados. A realização de curso nível 1 do PCdoB e a contribuição militante em dia são pontos destacados que precisarão ser seguidos por nossos futuros dirigentes de partido e delegados e delegadas eleitos para participar da Conferência Estadual, que ainda será agendada. Além disso, nossa próxima Direção Estadual dará um grande passo rumo a paridade de gênero em sua composição.

Para facilitar os trabalhos das Direções Municipais que realizarão seu processo de Conferências, a Direção Estadual disponibiliza no link a seguir documentos relevantes e modelos que deverão ser utilizados: https://drive.google.com/drive/folders/1xIvg66RgRZJ-yxGUi7IIXgXqIjqRNR2X?usp=sharing